Anteontem, dos 12 casos registrados, todos foram de servidores do HRCC

Hospital Costa do Cacau
Arquivo/Clodoaldo Ribeiro

Exclusivo. Os resultados positivos dos testes para a Covid-19 de servidores do Hospital Regional Costa do Cacau continuam tendo forte impacto no número de diagnóstico do vírus em Ilhéus.

O Jornal Bahia Online apurou que, anteontem, dos 12 casos positivos anunciados pela vigilância epidemiológica, todos eram de profissionais da saúde que atuam na unidade hospitalar. A apuração feita pelo JBO foi confirmada há pouco pelo secretário municipal, Geraldo Magela. Sobre os sete casos de ontem ele disse que ainda não possui este levantamento detalhado.

A reportagem do JBO perguntou a Magela qual é hoje o percentual de profissionais da saúde atingidos pelo vírus diante da totalidade dos números de infectados em Ilhéus. Este índice, semanas atrás, chegou a representar 80 por por cento dos casos. Até o momento desta publicação o secretário ainda não havia respondido ao questionamento.

Outra pergunta feita pela redação do JBO, diz respeito ao registro destes casos. É que uma parte significativa dos servidores do Costa do Cacau reside em outros municípios da região. Estariam todos estes casos sendo notificados em Ilhéus pelo fato de o hospital estar localizado aqui?

Ontem, ao falar da expressiva quantidade de profissionais infectados no hospital, o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, informou que 30 por cento dos exames positivos foram de servidores assintomáticos, ou seja, que não traziam nenhum sintoma da doença.

Um médico ouvido pelo JBO - que preferiu o anonimato - disse que este alto índice de registros positivos reflete a iniciativa do governo em realizar testes em todos os servidores da instituição. "Obviamente que dará resultado maior, onde efetivamente houver maior número de testados. Fora deste contexto, como, por exemplo, na realidade das ruas, há muito mais casos não identificados por falta de uma análise em massa da população", explicou.